Por fim resta examinar a influência do gosto ou da preferência do consumidor sobre sua demanda. Vamos estudar esta relação por meio de um exemplo.
Suponhamos que seja feita uma grande campanha publicitária incentivando a população a beber mais leite. Nessa campanha se mostra o valor nutritivo do leite e os benefícios que ele traz para a saúde. O povo é despertado por essa propaganda e resolve tomar mais leite. O que ocorrerá com a curva de procura do leite? É fácil responder. A curva se deslocará para a direita.
1.4.1. Curva de procura de mercado
Até agora sempre falamos sobre a procura individual. E a procura de mercado? A procura de mercado é a soma das procuras individuais. Suponhamos que a um dado preço o consumidor “A” deseja adquirir 10 maços de cigarros, o consumidor “B” deseja 7 e o “C” 5 maços. Sendo o mercado constituído destas pessoas, a procura de mercado será de 22 maços de cigarros, ao preço dado.
Em termos rigorosos diz-se que a curva de procura de mercado é a soma horizontal das curvas de procura dos indivíduos que compõem este mercado. É chamada horizontal porque somente se somam as quantidades e não os preços. Podemos exemplificar com uma tabela para um mercado constituído de três pessoas.
Tabela 5.1.
Quantidade procurada
Preço | Consumidor “A” | Consumidor “B” | Consumidor “C” | Mercado |
2500 | 4 | 5 | 12 | 21 |
2000 | 14 | 10 | 22 | 46 |
1500 | 24 | 15 | 32 | 71 |
1000 | 34 | 20 | 42 | 96 |
500 | 44 | 25 | 52 | 121 |
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