André Franco Montoro Filho
Dx = f( R ), tudo o mais permanecendo constante.
Em geral existe uma relação crescente e direta entre a renda e a demanda de um bem ou serviço. Quando a renda cresce, a demanda do bem deve aumentar. O indivíduo, ficando mais rico, vai desejar aumentar seu padrão de consumo e, portanto, demandar maiores quantidades de bens e serviços.
Esta é a regra. Como toda boa regra, ela admite exceções. Em primeiro lugar, é possível que o indivíduo esteja totalmente satisfeito com o consumo de um determinado bem e, portanto, não altere a quantidade procurada por unidade de tempo, quando sua renda aumentar. É o caso do consumo saciado. Outra exceção encontra-se nos chamados bens inferiores. Estes são bens cuja demanda se reduz quando a renda aumenta. Por exemplo: a demanda da carne de segunda se reduz quando o indivíduo aumenta seus ganhos, pois aí ele passará a demandar carne de primeira e não mais de segunda.
Estes três casos são apresentados no gráfico abaixo. A curva (1) é a dos bens normais. A curva (2) é a dos bens de consumo saciado e a (3) dos bens inferiores.
A relação entre a renda e a procura de um dado bem pode ser apresentada na forma de deslocamentos da curva de procura. Para os bens normais um aumento de renda deslocará a curva de procura para a direita, como mostra o gráfico a seguir. Para os bens inferiores o deslocamento será para a esquerda. O leitor poderá fazer o gráfico sobre bens de consumo saciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário