sábado, 9 de janeiro de 2016

1.2. Relação entre a procura de um bem e o preço de outros bens

                                                                                                                                                                   André Franco Montoro Filho

Dx = f(pi), tudo o mais permanecendo constante.
            Para esta função não temos uma relação geral: o aumento do preço do bem i, poderá aumentar ou reduzir a demanda do bem x. A relação depende do tipo de relação existente entre os dois bens.
            a) Se o aumento do preço do bem i aumentar a demanda do bem x, os bens i e x serão chamados substitutos ou concorrentes. Por exemplo,  são substitutos a manteiga e a margarina, o transporte por trem e por avião, o café o chá etc.
            Como sugerem os exemplos, bens concorrentes são aqueles que guardam uma relação de substituição. Ou se consome um ou outro. O consumo de um pode substituir o consumo do outro.
            Graficamente esta relação é apresentada de duas formas. Em primeiro lugar, apresentando-a diretamente


Ou se pode mostrar por meio de deslocamento da curva de procura. Quando o preço do bem i ( i e x – substitutos ) aumenta a um mesmo preço do bem x, a quantidade procurada deste bem aumenta. A curva (toda ela) de procura se desloca para a direita. Com raciocínio semelhante chega-se à conclusão de que, quando o preço do bem i diminui, a curva de procura do bem x se desloca para a esquerda.


b) Se o aumento do preço do bem i ocasionar uma queda na demanda do bem x, os bens serão chamados complementares. É o caso de pneumáticos e câmaras-de-ar, pão e manteiga, caneta e tinta etc. Como se pode observar, bens complementares são aqueles que, em geral, são consumidos conjuntamente. Sua complementaridade pode ser técnica, caso do automóvel e gasolina, ou psicológica, como trabalhar com música.
Da mesma forma que no caso dos bens concorrentes, existem duas formas de mostrar a relação entre o preço do bem i e a demanda do bem c – diretamente ou por meio de deslocamento na curva de procura do bem x. Só que aqui, como é fácil verificar, o deslocamento será em sentido oposto ao caso apresentado anteriormente, onde existia relação de substituição entre os bens.
Deslocamento na curva de procura do bem x causado por um aumento no preço de um bem complementar:






Nenhum comentário:

Postar um comentário