quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

2. Teoria Elementar da Oferta

                                                                                                                                                                    André Franco Montoro Filho

                   Define-se oferta a quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender por unidade de tempo. Novamente é preciso destacar os dois elementos. A oferta é um desejo, um plano, uma aspiração. E a demanda é um fluxo por unidade de tempo.
                   Do mesmo modo que a demanda. A oferta de um bem depende de inúmeros fatores que discutiremos a seguir.

                   A oferta de um bem depende de seu próprio preço, admitindo a hipótese coeteris paribus, quanto maior for o preço de um bem, mais interessante se torna produzi-lo e, portanto, a oferta é maior. Relacionando a quantidade ofertada de um bem com seu preço obtemos a curva de oferta.

                   Em segundo lugar, a oferta do bem x depende dos preços dos fatores de produção. De fato, o preço dos fatores, juntamente com a tecnologia empregada, determina custo de produção. Havendo aumento do preço de fator, aumenta o custo de produção. Os bens cuja produção se empregam grandes quantidades deste fato sofrerão aumentos de custo significativos, enquanto aqueles que o empregam pouco sofrerão menos.
                   Por exemplo: aumentando o preço da terra, teremos um grande aumento no custo de produção do café, enquanto em outros setores, que utilizam em menor intensidade o fator terra, teremos aumentos menores de custos.
                   Assim, a mudança no preço de um fator acarretará alterações na lucratividade relativa das produções, e isto ocasionará deslocamentos nas curvas de ofertas das diferentes mercadorias.
                   O mesmo se pode fazer em relação à mudança na tecnologia da produção. Os bens que mais se beneficiares da mudança tecnológica terão uma lucratividade aumentada, e assim surgirão deslocamentos nas curvas de oferta de diversos bens e serviços.
                   Em terceiro lugar, a oferta de um bem pode ser alterada por mudança nos preços dos demais bens produzidos. Se os preços dos demais bens subirem e o preço do bem x permanecer idêntico, sua produção torna-se menos atraente em relação à produção dos outros bens, consequentemente diminuindo sua oferta.
                   Neste caso, temos um deslocamento da curva de oferta para a esquerda.
                   Podemos sintetizar estas relações matematicamente:
                   Ox = f(Px,P1,...,Pn-1, π1, π2, πm, T)
Onde:
                   Ox = quantidade ofertada do bem x
                   Px = preço do bem x
                   Pi = preço do bem i, i = 1, 2, ..., n-1
                   πj = o preço dos fatores de produção, j = 1, 2, ..., m
                   T = tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário