O rádio é o grande responsável por levar informações a diversas pessoas, já que chega onde a Tv, não alcança. Podemos dizer que entre AM e FM existem duas diferenças primordiais, a primeira técnica e a segunda de estilo.
AM e FM indicam os modos como são modulados os sinais de radiofrequência emitidos pelo transmissor.
AM e FM indicam os modos como são modulados os sinais de radiofrequência emitidos pelo transmissor.
AM significa "Amplitude Modulada", ou seja, a amplitude da onda de rádio. Nesse tipo de frequência, é a amplitude (a força da onda) que é mudada. Uma das vantagens das emissões em AM é a sua capacidade de propagação, que permite, com um emissor de potência relativamente baixa, atingir longas distância, devido à refletividade das ondas eletromagnéticas (ou hertzianas) numa região atmosférica eletrificada chamada ionosfera e pela superfície da terra.
Já FM significa "Frequência Modulada", nela não é a amplitude que é modulada, e sim a freqüência da onda de rádio. Isto é, os picos positivos do sinal modulado representam frequências mais elevadas e umas os picos negativos apresentam frequências mais baixas. Desse modo os rádios FM são menos sujeitos a interferência causada por "ruídos" eletromagnéticos (raios ou mesmo emissões de estações de rádio, TV ou radioamadores etc.), mas não tem o alcance das Ams.
Estes sinais modulados, AM ou FM, são detectados pelo receptor de rádio, quando ajustados a uma freqüência particular, que é passada então por uma série de circuitos a fim de decodificar e reproduzir o som original.
Ainda nos dias de hoje, mesmo com toda a tecnologia existente, como dissemos anteriormente o rádio chega onde a televisão não alcança. Atinge populações que nunca imaginaram o que é um simples controlo-remoto, mas principalmente, possui tecnologia muito mais barata e versátil do que qualquer outro meio de comunicação de massa conhecido até ao momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário